Conheça as nossas novidades!

  • facebook -i
  • facebook -i
  • googleplus -i
  • institutional -i

Terroir

As vinhas da Quinta da Carregosa ficam situadas no lugar da Balsa do Douro, concelho de Tabuaço, junto da foz do rio Távora, um afluente do rio Douro, bem no coração da Região Demarcada do Douro. A Quinta da Carregosa estende-se por uma encosta xistosa de cerca de 40 Hectares. O xisto tem uma elevada capacidade de retenção do calor durante o dia, o qual se liberta gradualmente durante a noite, reduzindo as amplitudes térmicas diárias e contribuindo para o avanço da maturação.

As encostas da Quinta da Carregosa beneficiam de uma exposição solar privilegiada (sul/nascente), que se elevam a uma altitude de entre os 200 e 500 metros do nível do mar. O clima é rigoroso, com invernos frios e verões muito quentes e secos e limitam a quantidade de uva/ha, produzindo vinhos profundos e concentrados.

As castas, autóctones, estão enxertadas em diversos porta-enxertos, escolhidos segundo a sua afinidade para as castas e características do solo. Existem variações na altitude, na exposição, na orientação e no tipo de solo dentro da mesma vinha. A plantação correta das castas é fundamental para obter os melhores resultados do terroir.

Atualmente, nas novas plantações têm-se optado por um número mais reduzido de castas, eleitas pelas suas características particulares. Nas castas tintas destacam-se a Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Francesa e Tinta Barroca e nas castas brancas predominam o Viosinho, Rabigato e Gouveio. A maturação das uvas é lenta e tardia, originando, assim, vinhos muitos complexos e furtados, tanto no aroma como no paladar.

 

Share this

Produtos